domingo, 12 de julho de 2020

Para a história das agências noticiosas em Portugal - Lusitânia, telegramas de 1971 a 1974


O Ephemera - Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, acaba de publicar vários telegramas da agência noticiosa Lusitânia, assinados pelo seu fundador, Luís Lupi, dos anos 1971 a 1974.

Sobre a Lusitânia e Lupi temos publicado aqui alguns posts (fazer busca por Lusitânia ou Lupi)

Pacheco Pereira diz, sobre o assunto:

"Lusitânia – Agência Noticiosa da Imprensa Portuguesa (1944-1974) foi a primeira agência noticiosa portuguesa, fundada por Luís Lupi e vocacionada para a difusão de notícias sobre as colónias na metrópole e vice-versa. Funcionava no Largo do Chiado, 12 – 2º, que também era a sede da Sociedade Propaganda de Portugal / Touring Club de Portugal, pertença de Lupi.

Desconhecendo-se o paradeiro do arquivo da Lusitânia os materiais que publicamos são provenientes do Grupo de Estudos e Propaganda do Ultramar (GEUL), uma organização de defesa de Portugal, enquanto unidade inter-continental, que teve como integrantes Luís Lupi, Sarmento Rodrigues, Silva Cunha, Adriano Moreira, Comodoro Carlos Henriques, Alm. Vasco Lopes Alves, Alm. Quintanilha de Mendonça Dias, Alm. Armando Reboredo, Paiva Boléo, Comandante João de Figueiredo, Conde do Funchal, Cor. Celso de Magalhães, Comandante Teixeira da Mota, Conselheiro Silva Tavares, entre outros." (ver aqui)






Sem comentários: