segunda-feira, 27 de junho de 2011

PARA UMA HISTÓRIA DAS AGÊNCIAS NOTICIOSAS EM PORTUGAL...

1943, Dezembro, 7

Há meses que andamos em experiências de recepção do noticiário rádio-morse da "Associated Press" para a nossa imprensa metropolitana, cujo Grémio mostrou curiosidade em obter. Destinavam-na, creio, a substituir a "Havas", já então condenada pela triste situação em França.
A "Marconi" colaborou devotadamente nestas experiências, mas afinal chegámos todos à conclusão de que a coisa ficaria demasiado dispendiosa.

Por meu lado, senti-me aliviado ao receber hoje o telegrama de Nova Iorque, dizendo que ali, na Direcção da A.P., consideravam não valer a pena prosseguir com as negociações.

O que eu desejaria era que a exemplo da "Associated Press", as empresas que editam jornais portugueses se associassem formando uma agência cooperativa noticiosa portuguesa, sem fins lucrativos, capaz de oferecer à opinião pública um serviço independente de influências e favores de origens estrangeiras - um serviço noticioso tão independente, como o Governo desejava que o País fosse neutro nesta guerra. Tenho-me batido por esta realização, e da parte do João Pereira da Rosa encontro simpática compreensão.

Luís C. Lupi, in Memórias, Diário de um Inconformista (1943 a 1957), III Volume, p. 39, Lisboa, 1973 (Editora Pax, Braga)

1 comentário:

Anónimo disse...

e ainda não era eu nascido...

LPA